Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT

Leitura e Matemática

A Leitura e a alfabetização na idade certa são um grande desafio da educação brasileira. Garantir que os alunos aprendam a ler com fluência e desenvolvam o hábito leitor é importante, inclusive, para que consigam aprender as demais disciplinas. Por isso, este é um dos grandes temas dos estudos realizados pelo Iede.

A Matemática, outra disciplina base para o aprendizado, é também uma grande dificuldade dos estudantes brasileiros, como mostram diversas avaliações nacionais e internacionais. Ainda assim, essa área não tem ganhado a atenção necessária no País. Por essa razão, o Iede realiza uma série de pesquisas sobre o tema, reunidos nesta página.

Conheça os estudos sobre Matemática

O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais

Apresenta um panorama do ensino e da aprendizagem de Matemática no País e aponta que é raríssimo um estudante de baixo nível socioeconômico (NSE) com aprendizado adequado na disciplina.

As desigualdades não são apenas em relação ao NSE dos estudantes, mas também à sua cor/raça. Mesmo quando são analisados estudantes pertencentes a um mesmo grupo de renda, há diferenças significativas entre eles. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, enquanto há 67% de estudantes brancos de alto NSE com aprendizado adequado em Matemática (Saeb 2019), entre os pretos, o índice cai para 40,1%. Entre os estudantes de baixo NSE, os percentuais são 41,6% versus 23,9%, respectivamente.
Saiba mais

O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil: desafios, boas práticas e impacto da OBMEP

Estudo avaliou o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) sobre a aprendizagem dos estudantes´. Os resultados são positivos: escolas com alto engajamento na Olimpíada (pelo menos 65% dos estudantes classificados participam da 2ª fase) registram aumento da nota média em Matemática no Enem e aumento do percentual de estudantes acima do nível adequado no Saeb.

A publicação também indica quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em Matemática, mesmo considerando os desafios relacionados ao baixo nível socioeconômico dos estudantes.
Saiba mais

Fotos dos estudos sobre Matemática

Veja uma seleção de fotos das pesquisas de campo dos estudos sobre Matemática
Clique para ampliar

Veja artigos e entrevistas à imprensa sobre Matemática