Leitura e Matemática
A leitura e a alfabetização na idade adequada são desafios da educação brasileira. Ler é imprescindível para que os estudantes consigam aprender as demais disciplinas, porém, dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, em 2023, 44% das crianças não estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Em Matemática, outra disciplina base, a situação é ainda mais complexa: no 5º ano do Ensino Fundamental, apenas 37% dos estudantes da rede pública tinham aprendizado adequado (2021), índice que cai para 15% no 9º ano e 5% no Ensino Médio. Esta página reúne estudos do Iede que se debruçam sobre hábitos de leitura das crianças e jovens brasileiros e resultados do país em Matemática.
Conheça os estudos sobre Matemática

O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais
As desigualdades não são apenas em relação ao NSE dos estudantes, mas também à sua cor/raça. Mesmo quando são analisados estudantes pertencentes a um mesmo grupo de renda, há diferenças significativas entre eles. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, enquanto há 67% de estudantes brancos de alto NSE com aprendizado adequado em Matemática (Saeb 2019), entre os pretos, o índice cai para 40,1%. Entre os estudantes de baixo NSE, os percentuais são 41,6% versus 23,9%, respectivamente.

O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil: desafios, boas práticas e impacto da OBMEP
A publicação também indica quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em Matemática, mesmo considerando os desafios relacionados ao baixo nível socioeconômico dos estudantes.