Leitura e Matemática
A Leitura e a alfabetização na idade certa são um grande desafio da educação brasileira. Garantir que os alunos aprendam a ler com fluência e desenvolvam o hábito leitor é importante, inclusive, para que consigam aprender as demais disciplinas. Por isso, este é um dos grandes temas dos estudos realizados pelo Iede.
A Matemática, outra disciplina base para o aprendizado, é também uma grande dificuldade dos estudantes brasileiros, como mostram diversas avaliações nacionais e internacionais. Ainda assim, essa área não tem ganhado a atenção necessária no País. Por essa razão, o Iede realiza uma série de pesquisas sobre o tema, reunidos nesta página.
Conheça os estudos sobre Matemática
O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais
As desigualdades não são apenas em relação ao NSE dos estudantes, mas também à sua cor/raça. Mesmo quando são analisados estudantes pertencentes a um mesmo grupo de renda, há diferenças significativas entre eles. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, enquanto há 67% de estudantes brancos de alto NSE com aprendizado adequado em Matemática (Saeb 2019), entre os pretos, o índice cai para 40,1%. Entre os estudantes de baixo NSE, os percentuais são 41,6% versus 23,9%, respectivamente.
O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil: desafios, boas práticas e impacto da OBMEP
A publicação também indica quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em Matemática, mesmo considerando os desafios relacionados ao baixo nível socioeconômico dos estudantes.