Artigo: A importância de um bom hábito leitor
Estudo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a Árvore, plataforma gamificada de leitura, mostra que estudantes que leem mais se destacam no Pisa (Programme for International Student Assessment)
14/12/2023 06:00
É intuitivo pensar que, quanto mais uma pessoa lê, melhor leitora ela será. Na perspectiva escolar, quanto melhor o hábito leitor de um estudante, mais alto será o seu desempenho em leitura. Menos evidente, porém, é a importância da leitura até para as disciplinas relacionadas à área de exatas, como matemática.
Um estudo nosso, do instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a Árvore, plataforma gamificada de leitura, mostra que estudantes que leem mais se destacam no Pisa (Programme for International Student Assessment) — uma avaliação internacional de aprendizagem, aplicada a alunos de 15 a 16 anos, cuja a edição mais recente, de 2022, foi divulgada no último dia 5. Um terço dos estudantes brasileiros que leem textos longos (com mais de 100 páginas) alcançou pelo menos o nível 3 em matemática, ciências e leitura no Pisa 2018, em uma escala que vai até seis. Já entre os que leem pouco (menos de uma página), somente 6% conseguiram o mesmo resultado.
[…]
Ernesto Martins Faria – Diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede);
Lecticia Maggi – Gerente de Comunicação no Iede.