Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT

Boas Práticas em Educação

Um dos pilares de atuação do Iede é o mapeamento e a disseminação de boas práticas de redes de ensino e escolas, por entender que há iniciativas inspiradoras nas cinco regiões do Brasil, que precisam ser compartilhadas e podem contribuir com a atuação de Estados e municípios. Por meio de entrevistas com diferentes atores da comunidade escolar, observações de salas de aulas e análises de documentos, buscamos identificar práticas em comum entre redes e escolas que conseguem bons resultados educacionais, a despeito, muitas vezes, dos contextos socioeconômicos vulneráveis em que estão inseridas. Nesta página, reunimos nossas principais pesquisas sobre a temática. 

 

Educação que faz a diferença

Lançado em 2020, o estudo reconhece 118 redes de ensino municipais com bons resultados no Ensino Fundamental. Entre outros critérios, foram considerados o aprendizado dos estudantes no Saeb, evolução no Ideb da rede e taxas de aprovação.

A publicação traz também um amplo mapeamento de boas práticas, mostrando ações comuns às redes de destaque. Para isso, foram visitadas 116 escolas de 69 redes de ensino, em todos os Estados do País. A pesquisa foi realizada em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e 28 Tribunais de Contas do País.
Saiba mais

Ensino público com bons resultados

O livro “Ensino Público com bons resultados” foi escrito a partir de pesquisas com mais de mil redes de ensino em todo o Brasil. Utilizando subsídios do estudo "Educação que faz a Diferença", além de outras pesquisas realizadas pelo Iede, traz um compilado de estratégias e ações de municípios de destaque em educação.

A obra é dividida em cinco grandes eixos temáticos: 1) políticas para professores; 2) avaliação e monitoramento da aprendizagem; 3) atuação da Secretaria de Educação; 4) currículo; e 5) material didático.
Saiba mais

Excelência com Equidade no Ensino Médio

A série Excelência com Equidade mapeou estratégias e práticas de escolas públicas que atendiam alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados educacionais. A edição sobre o Ensino Médio foi realizada pelo Iede, em 2018, em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Unibanco e o Itaú BBA. Já os estudos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental foram liderados pela Fundação Lemann, com a coordenação de Ernesto Martins Faria.
Saiba mais

Galeria de fotos

Veja algumas imagens das visitas às escolas do estudo 'Educação que Faz a Diferença"
Clique para ampliar

Conheça práticas pedagógicas e de gestão das redes reconhecidas no estudo "Educação que Faz a Diferença"

Assista à live de lançamento do estudo “Educação que Faz a Diferença”, que teve dois grandes objetivos: 1) Reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental; 2) Identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios.

"Educação que Faz a Diferença" reconhece 118 redes de ensino com selos de qualidade

Cada uma das 118 redes reconhecidas no estudo recebeu um selo de qualidade, de acordo com o patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. Assista ao vídeo e saiba mais.

As estratégia e ações de mais de mil redes de ensino com bons resultados

Live apresenta estratégias e ações mapeadas por pesquisas em mais de mil redes de ensino com bons resultados em todas as regiões do Brasil. No vídeo, os autores do livro “Ensino Público com bons resultados”, Ernesto Martins Faria e Lecticia Maggi, do Iede, revelam algumas das práticas mais recorrentes entre as redes estudadas.

Excelência com Equidade - No sertão cearense, o segredo da educação é a comunidade

Série Excelência com Equidade: no sertão cearense, onde quase metade da população é analfabeta, conhecemos a Escola Miguel Antônio de Lemos, que se destaca como uma das melhores do país no Ideb. O desempenho do ensino é resultado de uma relação muito próxima entre a comunidade e a escola. O vídeo é o primeiro de uma série em que a SUPER documenta as histórias de 4 escolas públicas excelentes pelo Brasil.