Ernesto Faria, do Iede, é convidado para explicar estudo do IPEC sobre evasão de jovens da escola
Um a cada dez jovens entre 11 e 19 anos abandonou a escola durante a pandemia, segundo dados de um estudo feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) a pedido do Unicef. Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, foi convidado pela Record News para explicar esses dados.
Segundo ele, o impacto da pandemia é um fator importante na aprendizagem e permanência escolar e, para a faixa etária em questão, uma das soluções é buscar um ensino que atenda às necessidades dos jovens e seja mais atrativo, como o ensino técnico. Além disso, é fundamental ter políticas públicas que auxiliem na permanência desses adolescentes na escola.
Outro ponto abordado por Faria foi a adoção da aprovação automática, em 2020. Uma medida importante pensando na simplicidade das rematrículas. Porém, hoje, com alguns estados com taxas infladas de aprovação é fundamental uma leitura contextualizada dos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que leva em conta aprendizagem e aprovação.
Confira a entrevista na integra: