Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Record News 21/09/2022

Ernesto Faria, do Iede, é convidado para explicar estudo do IPEC sobre evasão de jovens da escola

Um a cada dez jovens entre 11 e 19 anos abandonou a escola durante a pandemia, segundo dados de um estudo feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) a pedido do Unicef. Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, foi convidado pela Record News para explicar esses dados.

Segundo ele, o impacto da pandemia é um fator importante na aprendizagem e permanência escolar e, para a faixa etária em questão, uma das soluções é buscar um ensino que atenda às necessidades dos jovens e seja mais atrativo, como o ensino técnico. Além disso, é fundamental ter políticas públicas que auxiliem na permanência desses adolescentes na escola.

Outro ponto abordado por Faria foi a adoção da aprovação automática, em 2020. Uma medida importante pensando na simplicidade das rematrículas. Porém, hoje, com alguns estados com taxas infladas de aprovação é fundamental uma leitura contextualizada dos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que leva em conta aprendizagem e aprovação.

Confira a entrevista na integra: