Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Lunetas 20/08/2024

Ideb: Famílias próximas à escola garantem uma melhor educação

As 100 escolas públicas com melhor desempenho no país estão localizadas na região Nordeste. Das 21 instituições com nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 15 são cearenses. É o que diz o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O Lunetas mostra como a participação dos pais na vida escolar de crianças e adolescentes pode fazer a diferença.

Em Coruripe (AL), Valda Teodósio de Souza trabalha como coordenadora pedagógica em uma escola da rede municipal. Com um filho no 3º ano do ensino fundamental em outra unidade, ela conhece muito bem as vantagens dessa boa relação em ambos os papéis.

“A escola sem a família não funciona. Precisamos andar de mãos dadas para nossos filhos avançarem. Como mãe, estou sempre em contato com a professora para saber como posso apoiá-la em casa para melhorar em sala de aula”, conta. “Enquanto coordenadora pedagógica, vejo que as crianças se sentem mais seguras e capazes quando as famílias estão na escola. Isso porque sabem que, se errarem, terão apoio. Então, passam a ter mais confiança em si mesmas.”

Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), um instituto que propõe qualificar o debate educacional no Brasil, reforça que uma das medidas mais eficazes para replicar as boas práticas encontradas no país é a troca e o compartilhamento de ideias com a comunidade escolar. “A gente sabe que monitoramento e acompanhamento pedagógico ajudam. Mas isso tem que ser construído de forma colaborativa. O que faz muita diferença é uma relação boa entre escola e secretaria, entre a gestão escolar e os professores”, diz. Leia reportagem completa no Portal Lunetas.

Foto: Divulgação/Portal Lunetas