Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Folha de S. Paulo 15/08/2022

Brasil completa 1 ano de reabertura de escolas com diagnóstico precário

Cenário sobre queda de aprendizado e saúde mental de alunos é parcial; Folha lança documentário sobre educação na pandemia

Paulo Saldaña
Pedro Ladeira
Cézar Feitoza

O Brasil completa neste mês um ano do início da reabertura das escolas públicas com um diagnóstico ainda prejudicado da educação. O país foi um dos recordistas em tempo de unidades de ensino fechadas na pandemia de Covid-19.

Alguns estudos indicaram prejuízos no aprendizado, na manutenção das matrículas e na saúde emocional de alunos e professores. Mas ainda é parcial o cenário dos desafios, o que dificulta a tomada de decisões, segundo especialistas.

O período sem aulas presenciais, iniciado em março de 2020, foi marcado pela resposta desigual na oferta do ensino remoto. Isso foi reflexo da falta de coordenação do MEC (Ministério da Educação) do governo Jair Bolsonaro (PL) e da ausência de apoio federal a prefeituras e estados.

O MEC —que foi procurado, mas não respondeu— também não criou um plano de monitoramento de aprendizado dentro da pandemia. A decisão foi manter a aplicação, já prevista, da avaliação da educação básica, o Saeb, só no fim de 2021. Leia a reportagem completa na Folha de S. Paulo