Análise | Como tirar o Brasil dos últimos lugares do ranking global de Matemática?
Por Katia Stocco Smole e Bruna Alves*
04/12/2024
O Brasil participou, pela primeira vez, da avaliação global TIMSS, promovida pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Realizado a cada quatro anos, desde 1995, o TIMSS examina o desempenho de estudantes do 4º e 8º ano do ensino fundamental em Matemática e Ciências, reunindo dados de diversos países.
Nesta edição, foram avaliados em 2023 alunos de 64 países (incluindo o Brasil) ou regiões de referência. Os dados revelam um cenário alarmante. No 4º ano do fundamental, 51% dos estudantes brasileiros não alcançam o nível básico de compreensão de Matemática, ou seja, não sabem fazer coisas básicas como somar e subtrair números inteiros com até três algarismos, multiplicar e dividir números inteiros de um algarismo e resolver problemas simples que envolvam essas noções.
(…) É urgente criarmos bons programas de recomposição das aprendizagens e um pacto nacional pela aprendizagem da Matemática.
Leia o artigo completo no jornal Estadão.
*Katia é Diretora Executiva do Instituto Reúna e Bruna, Gerente de Pesquisa do Iede.