QEdu traz dados de aprendizado adequado no Saeb por cor/raça e nível socioeconômico
Qual é o percentual de estudantes brancos com aprendizado adequado? E entre os estudantes pretos e indígenas? O QEdu foi atualizado com os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com recortes por cor/raça e também por Nível Socioeconômico (NSE). Para Brasil, Estados e Amazônia Legal, os dados são de 2021. Já para os municípios, continuam sendo de 2019, já que atualmente não é possível acessar essas informações junto ao Inep.
Os números revelam o tamanho das desigualdades no País e os desafios do ensino de Matemática, sobretudo com o avanço da Educação Básica. O maior percentual de estudantes com aprendizado adequado é encontrado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ainda assim, em Matemática, entre os estudantes de baixo NSE, há somente 17% com aprendizado adequado. Entre estudantes pretos, 21%. A diferença entre alunos de alto e baixo NSE também é grande nessa etapa, chegando a 33 pontos percentuais (pp) em Português e 29 pp em Matemática.
Nas etapas seguintes, os percentuais de aprendizado adequado diminuem em todos os grupos, tanto para Língua Portuguesa como para Matemática.
Entre os estudantes pretos e indígenas, por exemplo, apenas 8% alcançaram o patamar de aprendizado considerado adequado em Matemática. Para os alunos de baixo NSE, esse percentual é de 7%. Em Língua Portuguesa, os índices são de 20% para alunos de baixo NSE, 25% para pretos e 21% para indígenas.
No Ensino Médio, o percentual de alunos brasileiros com aprendizado adequado em Matemática é extremamente baixo mesmo entre estudantes brancos e estudantes de alto NSE – e ainda menor entre os de baixo NSE, pretos e indígenas, que alcançam o percentual de 2% ou inferior.
Na comparação com 2019, os dados ainda revelam uma queda no percentual de aprendizado adequado em todas as etapas. Parte disso, ao menos, pode ser reflexo das dificuldades de ensino no período da pandemia, que teve grande influência nos resultados do Saeb de 2021.
Os dados mostram a urgência de combater as desigualdades na educação brasileira e também a necessidade de ações voltadas para o ensino de Matemática para todos os estudantes (o Iede tem uma série de estudos sobre a aprendizagem de Matemática no Brasil, disponível no nosso site).
QEdu
Todas essas informações estão disponíveis para consulta no QEdu. A plataforma foi atualizada com os dados de 2021 para o Brasil, Estados e Amazônia Legal (municípios seguem com os dados de 2019, já que atualmente não é possível acessar essas informações junto ao Inep).
Acessar os dados no portal é simples: ao entrar no portal QEdu (qedu.org.br), selecione a opção ‘Aprendizado’ no menu lateral esquerdo e visualize os dados do Brasil. Para ver o resultado de Estados ou da Amazônia Legal, digite o nome da região na busca. Encontre o percentual de aprendizado adequado por recortes de desigualdades já na página principal ou na aba ‘Aprendizado’. No filtro, selecione as diferentes etapas para ver os percentuais dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Também é possível comparar os dados mais recentes com os de anos anteriores.
Vale ainda uma ressalva sobre os dados de estudantes indígenas: trata-se de uma população pequena, o que faz com que os resultados sejam altamente afetados tanto por erros de preenchimento (1% de erro, por exemplo, já tem um impacto muito significativo) como pelo fato de que uma parte considerável dos indígenas estuda em escolas rurais que nem sempre realizam o Saeb por conta do baixo número de alunos matriculados. Assim, os dados refletem, principalmente, o desempenho de estudantes indígenas em escolas urbanas, que são uma minoria dessa população.