Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT

Pisa

O PISA (Programme for International Student Assessment) é a principal avaliação internacional de aprendizagem dos estudantes. Existe desde 2000 e, na última edição (2022), teve a participação de cerca de 690 mil estudantes de 15-16 anos de 81 países ou economias. Com questões sobre Matemática, Leitura e Ciências, além da inclusão de outras disciplinas em edições específicas, o Pisa é realizado a cada 3 anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Essa página reúne análises do Iede a partir dos microdados da avaliação, além de contribuições ao debate sobre os resultados do Brasil.

Conheça nossos estudos sobre o PISA

O que os dados mostram sobre Competência Financeira no Brasil?

Estudo do Iede, realizado a partir da tabulação e análise dos microdados do PISA 2015, mostra que no Brasil os meninos têm um desempenho melhor em Matemática, mas as meninas se saem melhor em competência financeira. Os dados indicam ainda que as meninas participam mais da vida financeira em casa e são mais controladas nos gastos. Para especialistas, a questão é cultural.
Saiba mais

Um Panorama sobre Resolução Colaborativa de Problemas no Brasil

Nível Socioeconômico, apoio dos pais e a própria expectativa de desempenho influenciam a capacidade dos estudantes brasileiros em resolver problemas de forma colaborativa. É o que mostra esse estudo realizado com base nos microdados do PISA 2015. Os dados revelam também que alunos com pior desempenho sentem-se mais sozinhos na escola e percebem as baixas expectativas dos professores.
Saiba mais

O perfil dos jovens que esperam ser professores

O Iede tabulou e analisou as respostas dos estudantes de 70 países e regiões avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês) 2015, sobre a profissão que eles esperam ter aos 30 anos de idade. O estudo mapeia qual a proporção de estudantes que espera ser professor no Brasil e nas outras economias avaliadas e qual seu desempenho nas três áreas principais do PISA (ciências, matemática e leitura). Entre outras conclusões, a pesquisa mostrou que, no Brasil, os alunos que esperam ser professores têm desempenho inferior à média nacional, que já é bastante baixa.
Saiba mais

Veja artigos e reportagens relacionados ao tema