Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Outras temáticas

Nesta página, reunimos estudos realizados pelo Iede sobre temas diversos, como tecnologia nas escolas, perfil dos estudantes que querem ser professores no País, e panorama da formação, condições de trabalho e saúde dos docentes brasileiros.

Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações

Estudo identificou o percentual de redes municipais que ainda não têm o ensino de Tecnologia e Computação no currículo (21% nos anos iniciais do Ensino Fundamental), além de mapear quais são as estruturas de apoio ofertadas pelas Secretarias de Educação para garantir a implementação e o uso de tecnologias digitais nas escolas. Pesquisa é fruto de uma parceria entre o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Telefônica Vivo, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Iede.
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Análise das respostas dos professores e alunos aos questionários do Saeb 2019

Em três livretos, o Iede analisa as respostas dos professores, diretores e alunos aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. Os materiais tratam dos seguintes temas: 1. O que os professores e diretores do Brasil pensam sobre as avaliações externas?; 2. Perfil dos professores da rede pública; e 3. Perfil dos alunos da rede pública.
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Docência em dados: uma visão integral dos professores brasileiros

A pesquisa analisou dados sobre a formação e o desenvolvimento profissional, aspectos socioemocionais, propósito e saúde dos professores brasileiros. Elaborado pelo Iede e Instituto Península, o estudo foi realizado a partir da tabulação de dados da Talis (Teaching and Learning International Survey, em inglês) 2013 e dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, além da revisão de diversas pesquisas sobre professores publicadas nos últimos anos, especialmente por organizações do 3º setor.
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Como estão as escolas públicas do Brasil? Perfil dos atores escolares

Documento analisa as respostas dos professores, diretores e alunos aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. São abordados os seguintes temas: 1. Quem são os diretores que responderam aos questionários; 2. Quem são os professores; 3. Como é o relacionamento dos professores com os diretores; 4. A expectativa dos professores em relação aos alunos; 5. As expectativas dos alunos para o futuro, o percentual de repetentes e a relação que têm com as disciplinas de português e matemática.
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O perfil dos jovens que esperam ser professores

O Iede tabulou e analisou as respostas dos estudantes de 70 países e regiões avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês) 2015, sobre a profissão que eles esperam ter aos 30 anos de idade. O estudo mapeia qual a proporção de estudantes que espera ser professor no Brasil e nas outras economias avaliadas e qual seu desempenho nas três áreas principais do PISA (ciências, matemática e leitura). Entre outras conclusões, a pesquisa mostrou que, no Brasil, os alunos que esperam ser professores têm desempenho inferior à média nacional, que já é bastante baixa.
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