Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - TV Cultura 01/12/2022

9 em 10 estudantes que concluem o ensino médio não entendem questões básicas de matemática

01/12/22

Por Jornalismo TV Cultura

Apenas 5% dos estudantes brasileiros entendem bem o conceito matemático, ou seja, de cada 100 alunos da rede pública brasileira, 95 não conseguem chegar ao final do ensino médio resolvendo questões da disciplina. Os dados são do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

O estudo mostra que o Amapá, com pouco mais de 1%, está em último lugar no desempenho escolar em matemática. Os índices melhoram um pouco à medida que descemos o mapa do Brasil. Alagoas, por exemplo, tem menos de 4% de aproveitamento, Rio de Janeiro, pouco mais de 4%, São Paulo, pouco mais de 6%, Rio Grande do Sul, quase 8%, e o Espírito Santo, com mais de 11%, tem o melhor rendimento nos teoremas, mas, mesmo assim, está longe de ser considerado bom.

O que já era ruim, piorou durante a pandemia, já que os jovens deixaram de frequentar os bancos escolares ou foram forçados a estudar as equações não mais com a ajuda do professor, presencialmente. A explicação pela tela de um computador é sempre mais difícil de entender. Assista ao vídeo com a reportagem completa.