Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - TV Cultura 08/05/2023

“7 em 10 adolescentes não possuem nível básico em matemática”

Entrevista para o Jornal da Tarde, da TV Cultura

Dados da avaliação internacional PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) apontam que, na faixa dos 15 anos, 7 em cada 10 estudantes brasileiros não apresentam o nível básico de aprendizado em matemática. Em entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Cultura, o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria, falou sobre os grandes desafios que o Brasil enfrenta com relação a essa disciplina.

“Embora a educação brasileira tenha vários desafios no contexto global, mesmo em leitura e em ciências, o PISA mostra que o Brasil vai especialmente pior em matemática”, diz Ernesto. Ele explica que, o país, a aprendizagem de matemática está mais de três anos atrás na comparação com os países desenvolvidos. Além disso, Ernesto lembra que mesmo a rede privada apresenta resultados ruins em matemática. Para o pesquisador e diretor do Iede, a solução passa por melhores avaliações para diagnosticar a aprendizagem, investimento na formação de professores e adoção de novas metodologias de ensino.

Confira a entrevista completa abaixo: