Quantos alunos saem das escolas privadas de SP sem saber o suficiente em Matemática? Dado surpreende
Um quarto dos alunos de escolas particulares paulistas termina o ensino médio com conhecimento insuficiente em Matemática. Isso quer dizer que eles, aos 17 anos, não conseguem determinar a área de um retângulo ou resolver problemas com porcentagem e probabilidade. A quantidade de estudantes no pior nível de aprendizagem (24,5%) em São Paulo – o Estado mais rico do País – é maior do que nas redes privadas do Piauí, Mato Grosso do Sul ou Minas Gerais.
A tabulação inédita, divulgada nesta segunda-feira, 28, foi feita pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) com base nos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação.
A prova é realizada por uma amostra representativa de escolas particulares do País e não são divulgadas as instituições que participam.
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“Alunos de famílias ricas têm uma chance bem maior de chegarem a um bom nível de aprendizagem no Brasil, no entanto, na Matemática, o desafio quase que se universaliza. Há muitos pagam mensalidades caras em escolas privadas, com um nível de aprendizagem muito baixa na disciplina”, diz o diretor executivo do Iede, Ernesto Faria. “A Matemática é um desafio para a grande maioria das escolas do país, sejam públicas ou privadas.”