Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT

Boas Práticas em Educação

O estudo “Educação que Faz a Diferença” reconhece 118 redes municipais de ensino com bons resultados no Ensino Fundamental e que atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Há também um mapeamento de boas práticas no Ensino Fundamental, principalmente no âmbito da Secretaria de Educação, feito a partir de uma pesquisa de campo em 116 escolas de 69 redes de ensino. A pesquisa, publicada em junho de 2020, é fruto de uma parceria do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e todos os Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal. Saiba mais a seguir:

"Boas Práticas em Educação" na Mídia