Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Colunista Renata Cafardo 29/09/2019

O futuro de jovens pobres

Escolas de ensino médio com bons resultados são integrais, com mais horas/aula

Estudos internacionais indicam grande correlação entre nível socioeconômico e desempenho em avaliações. Quer dizer, já estão em desvantagem e acabam aprendendo menos que os mais ricos. Os alunos vulneráveis estudam ainda nas escolas com professores menos preparados e com piores materiais. Até a quantidade de horas/aula de Ciência é menor: estudantes ricos têm 35 minutos a mais, por semana, do que os pobres, segundo dados do Pisa, exame feito pela OCDE em mais de 30 países.

Na semana passada, foi divulgado um estudo que pretendia mapear escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem ótima aprendizagem no ensino médio. O nome da pesquisa é Excelência com Equidade, mas infelizmente não foi possível identificar algo que pudesse ser chamado de excelente.

Os organizadores do estudo, feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA, tiveram de adaptar a régua da excelência que eles haviam usado no ensino fundamental. Nenhuma escola pública que atende alunos de baixa renda está entre os melhores resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Nenhuma também tem 70% dos alunos com desempenho adequado em Português e Matemática no Saeb, avaliação feita pelo Ministério da Educação.

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