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Contribuições ao Debate - Jornal Nacional 26/09/2019

Apenas 2% das escolas públicas de ensino médio oferecem condições satisfatórias de aprendizado, diz estudo

Pesquisa publicada nesta quinta-feira (26) aponta que das 5.042 instituições que atendem a alunos de baixa renda, apenas 100 foram aprovadas por indicadores de qualidade; escolas em período integral se destacaram positivamente

Em todo o território nacional, somente 2% das escolas públicas de ensino médio oferecem as condições necessárias para um aprendizado satisfatório. Este é o resultado de um levantamento feito com as instituições que atendem a alunos de baixa renda, divulgado na quinta-feira (26).

Entre as 5.042 unidades de ensino que atendem a alunos cuja renda familiar é de até 3 salários mínimo, apenas 100 apresentaram resultados satisfatórios.

O estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes para dar um suporte efetivo às escolas” da Fundação Lemman, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Instituto Unibanco e Itaú BBA destacou que entre as melhores escolas deste grupo, 82% são de período integral.

Melhor resultado é do Ceará

O estado do Ceará se destacou entre as escolas com melhor desempenho no estudo. Com 55 instituições, ficou à frente do Pernambuco (14), Goiás (7) e Espirito Santo (7).

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo não se destacaram e tiveram cada um, no máximo, três escolas entre as mais bem avaliadas.Leia a reportagem completa no site do G1

Assista ao vídeo completo no site do Jornal Nacional