Gestão Escolar: Qualidade de ensino na escola pública: 6 aspectos que todo gestor deve considerar
O cuidado da gestão com os fatores intraescolares ajuda a assegurar um ensino de qualidade para os alunos
Quando se fala em qualidade e equidade em Educação é preciso levar em conta os múltiplos fatores que operam nessa equação. Nesse sentido, considerar o âmbito de governabilidade do gestor e da escola não anula os determinantes macroestruturais como a política educacional e o impacto da desigualdade social no sucesso ou insucesso dos estudantes. Para se ter uma ideia, Japão e Taiwan, países que ocupam, respectivamente, a 2ª e a 4ª posição dentre 73 países avaliados no Pisa (2015), com 538.4 e 532.3 pontos em Ciências, não obtêm o mesmo resultado nas escolas de nível socioeconômico baixo e não atingem a média da OCDE, de 493 pontos. Na França, escolas com alunos de baixa renda obtiveram 100 pontos a menos em leitura. No caso do Brasil, que teve um dos piores resultados do Pisa (2015), com o 63° lugar em Ciências, 59° em leitura e 66° em Matemática, as desigualdades regionais são ainda mais marcantes.
A importância da gestão escolar e do cuidado com fatores intraescolares para assegurar um ensino de qualidade para os alunos é, portanto, essencial para alcançarmos mais facilmente os aspectos identificados e discutidos no relatório do Iede.
Promover uma gestão democrática
Esta é a primeira tomada de consciência de um gestor escolar, pois é dela que decorre toda a lógica de organização do seu trabalho, que será mais fecundo se a sua noção de democracia não se limitar apenas ao direito de participação nas instâncias de decisão da escola e chegar à conclusão de que o acesso ao saber deve ser a pedra fundamental na sólida construção da democracia no espaço escolar. É na confluência do direito à aprendizagem com o direito à participação que se desdobra um plano de gestão consistente.
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