Estudos sobre Matemática
Diversas avaliações nacionais e internacionais apontam para a dificuldade dos estudantes brasileiros com Matemática. Ainda assim, a disciplina não tem ganhado a atenção necessária no País. Por essa razão, o Iede realiza uma série de estudos sobre o tema, desenvolvidos com apoio da B3 Social e a parceria técnica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da FEA-RP/USP (Lepes).
Conheça os estudos da série
O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais
As desigualdades não são apenas em relação ao NSE dos estudantes, mas também à sua cor/raça. Mesmo quando são analisados estudantes pertencentes a um mesmo grupo de renda, há diferenças significativas entre eles. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, enquanto há 67% de estudantes brancos de alto NSE com aprendizado adequado em Matemática (Saeb 2019), entre os pretos, o índice cai para 40,1%. Entre os estudantes de baixo NSE, os percentuais são 41,6% versus 23,9%, respectivamente.
O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil: desafios, boas práticas e impacto da OBMEP
A publicação também indica quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em Matemática, mesmo considerando os desafios relacionados ao baixo nível socioeconômico dos estudantes.