Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Estudos sobre Matemática

Diversas avaliações nacionais e internacionais apontam para a dificuldade dos estudantes brasileiros com Matemática. Ainda assim, a disciplina não tem ganhado a atenção necessária no País. Por essa razão, o Iede realiza uma série de estudos sobre o tema, desenvolvidos com apoio da B3 Social e a parceria técnica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da FEA-RP/USP (Lepes).

Conheça os estudos da série

O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais

Apresenta um panorama do ensino e da aprendizagem de Matemática no País e aponta que é raríssimo um estudante de baixo nível socioeconômico (NSE) com aprendizado adequado na disciplina.

As desigualdades não são apenas em relação ao NSE dos estudantes, mas também à sua cor/raça. Mesmo quando são analisados estudantes pertencentes a um mesmo grupo de renda, há diferenças significativas entre eles. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, enquanto há 67% de estudantes brancos de alto NSE com aprendizado adequado em Matemática (Saeb 2019), entre os pretos, o índice cai para 40,1%. Entre os estudantes de baixo NSE, os percentuais são 41,6% versus 23,9%, respectivamente.
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O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil: desafios, boas práticas e impacto da OBMEP

Estudo avaliou o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) sobre a aprendizagem dos estudantes´. Os resultados são positivos: escolas com alto engajamento na Olimpíada (pelo menos 65% dos estudantes classificados participam da 2ª fase) registram aumento da nota média em Matemática no Enem e aumento do percentual de estudantes acima do nível adequado no Saeb.

A publicação também indica quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em Matemática, mesmo considerando os desafios relacionados ao baixo nível socioeconômico dos estudantes.
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