Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - TV Cultura 30/11/2022

Cultura: Iede evidencia defasagem do conhecimento em matemática na rede pública de educação

Apenas 5% dos alunos da rede pública terminaram o ensino médio com aprendizado adequado na matéria em 2021

30/11/2022 às 11h59

Por TV Cultura

Um estudo realizado pela plataforma Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que utilizou como base os dados referentes ao ano passado divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi publicado na manhã desta quarta-feira (30), alerta para a má formação dos estudantes brasileiros com relação à matemática.

Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com aprendizado adequado na matéria em questão, segundo o levantamento. Em 16 estados, o número percentual é ainda menor. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 57% dos estudantes que estavam prestes a se formar na escola no ano passado têm conhecimento insuficiente em matemática e outros 38%, somente o básicoVeja a matéria completa na TV Cultura.