Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Metrópoles 01/12/2022

Ensino médio no DF: só 6% dos alunos aprendem matemática adequadamente

No caso do aprendizado da língua portuguesa, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram adquirir o conhecimento esperado.

Por Francisco Dutra, do Metrópoles

Apenas seis a cada 100 estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam adequadamente matemática nas escolas públicas locais e federais na capital do Brasil em 2021, segundo pesquisa feita com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.

O estudo revelou um desempenho abaixo na maior parte das metas esperadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Distrito Federal.

Segundo o estudo, apenas 6% alunos alcançaram o aprendizado adequado em matemática, enquanto 45% assimilaram o básico e 49% apresentaram resultado considerado insuficiente.

Em 2015, o índice de aprendizado adequado das contas no ensino médio nas unidades públicas locais e federais era de apenas 5% em 2017. Ao final de 2019, a rede pública da capital brasileira reagiu e atingiu 7%. No entanto, voltou a cair. O mapeamento foi traçado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). As informações estão disponíveis na plataforma QEdu. Leia a reportagem completa no Metrópoles