Como estão as escolas públicas do Brasil?
Levantamento do Iede aponta que indisciplina, falta de livros didáticos e infraestrutura ainda são grandes problemas para avanço da aprendizagem no país
Por: Laís Semis, para a Gestão Escolar
Mais de 60% dos diretores das escolas públicas brasileiras enfrentaram problemas com falta de livros didáticos para seus alunos em 2017. A insuficiência de recursos financeiros e a indisciplina foram apontados por parte dos alunos como fatores que mais dificultaram o funcionamento das escolas, de acordo com os gestores. Estes são alguns dos dados compilados a partir de um levantamento feito pelo Iede – Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, com base nos questionários da Prova Brasil em 2017.
Os gestores enfrentam outras dificuldades. De acordo com os questionários, avaliação e monitoramento não são práticas em todas as escolas. E, conforme a região do país, alguns processos que garantem uma avaliação melhor não são cumpridos. No Norte, um a cada três diretores afirma que não há conselho de classe na escola onde trabalha. No Norte e Nordeste, mais de 60% dos diretores de escola são escolhidos por indicação.
Veja a seguir alguns outros dados do levantamento do Iede sobre a Educação no Brasil.
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