Avanço no ensino da matemática demanda conteúdo com sentido prático
Melhora nos indicadores da educação básica dependem de currículos consistentes e formação continuada de professores
9.set.2023 às 16h00 Luciana Alvarez
LISBOA – De cada 100 estudantes que concluíram o ensino básico na rede pública em 2019, só 5 aprenderam o que deveriam sobre matemática, de acordo com um estudo de 2021 feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) com base nos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para mudar esse cenário, precisam entrar na equação uma melhor formação dos professores, um maior contato das crianças com o tema e abordagens que tragam sentido prático aos conteúdos.
A diretora-executiva do Instituto Reúna, Kátia Smole, afirma que a capacidade do cérebro humano de aprender línguas e matemática é inata. “Temos que acabar com a crença de que algumas pessoas são incapazes.”
Leia a matéria completa na Folha de S.Paulo.