Excelência com Equidade: um estudo quantitativo com base nos dados da Prova Brasil
Hoje, dia 4 de setembro, é lançado o estudo quantitativo da pesquisa Excelência com Equidade, desenvolvida pela Fundação Lemann com apoio do Itaú BBA. O trabalho buscou analisar o que 215 escolas que conseguiram ótimos resultados com alunos de baixo nível socioeconômico apresentam como diferenciais, de acordo com modelos estatísticos feitos a partir de dados da Prova Brasil e do Censo Escolar.
O relatório completo da pesquisa, com os resultados do relatório qualitativo divulgado em dezembro de 2012 e do quantitativo divulgado agora, podem ser acessados aqui: [CLIQUE PARA BAIXAR]
Algumas análises do estudo também foram apresentadas em reportagem do jornal O Globo, da Agência Brasil, além de terem sido repercutidas no editorial do jornal O Estado de S. Paulo do último domingo, dia 31 de agosto.
O estudo qualitativo da pesquisa nos permitiu identificar as práticas e estratégias comuns das escolas que passaram pelos critérios, enquanto o estudo quantitativo procurou mapear as características dessas 215 unidades que podem explicar o sucesso e as ações que conseguiram implementar. Listo abaixo as principais conclusões do estudo.
O quê? — Quatro práticas comuns às escolas que conseguem garantir o aprendizado de todos os alunos
- Definir metas e ter claro o que se quer alcançar
- Acompanhar de perto – e continuamente – o aprendizado dos alunos
- Usar dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas
- Fazer da escola um ambiente agradável e propício ao aprendizado
Como? — Quatro estratégias-chave usadas por escolas que obtiveram sucesso ao implementar mudanças
- Criar um fluxo aberto e transparente de comunicação
- Respeitar a experiência do professor e apoiá-lo em seu trabalho
- Enfrentar resistências com o apoio de grupos comprometidos
- Ganhar o apoio de atores de fora da escola
Evidências do estudo quantitativo — Quatro características que ilustram o porquê do sucesso das 215 escolas
- Integram uma rede de ensino que oferece condições e apoio para que as mudanças aconteçam
- Gestão dos recursos com foco na garantia das condições de aprendizagem
- Possuem boas condições para o ensino e procuram garantir um bom clima escolar para mantê-las
- Contam com uma gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos e se apropriam dos recursos e das condições escolares em favor do ensino
Todos esses pontos são discutidos no relatório da pesquisa, com seus devidos dados e informações.
Agora, com a finalização do estudo, vamos compartilhar os resultados com gestores e educadores em workshops e seminários e discutir as suas aplicações. Você é educador ou gestor e também tem histórias de sucesso para contar? Conte nos comentários a sua história! A Fundação Lemann premiará os melhores depoimentos com a versão impressa da pesquisa.