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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - G1 06/05/2025

Dia da Matemática: mais da metade das crianças brasileiras não sabe resolver estas 10 questões; faça o quiz

Para especialistas, 'buraco' da educação é ainda mais fundo nesta disciplina do que em leitura ou em ciências

Por Luiza Tenente, g1 –

Nesta terça-feira (6), Dia da Matemática, o g1 lista quais são os maiores pontos fracos das crianças brasileiras quando aprendem a disciplina na escola. Segundo especialistas, o “buraco” é ainda maior do que em leitura ou em ciências (leia mais abaixo).

Um indicativo: na avaliação internacional Timms 2023 (sigla em inglês para “Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências”), por exemplo, 51% dos estudantes do 4º ano, no Brasil, não alcançaram o nível básico de proficiência. Estão com um atraso equivalente a 3 anos escolares em relação à média das demais nações.

(…)

Na reportagem de análise do Timms, publicada pelo g1 em dezembro de 2024, Ernesto Martins Faria, especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e diretor-executivo do Iede, explica que os brasileiros estão em um buraco ainda mais fundo em matemática do que em leitura ou em ciências.

“Quase não existe a realidade de alunos abaixo de 400 pontos na Inglaterra, por exemplo. No Brasil, é a pontuação mais comum. Nós temos uma questão no letramento matemático: crianças e jovens não dominam a base mínima da disciplina para conseguir resolver um problema”, diz.

Leia a reportagem completa no G1.