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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - CNN 30/11/2022

Apenas 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado adequado em matemática

Percentual está abaixo de 2% em 4 estados; dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021

Por Daniela Mallmann, da CNN

Levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 mostra que somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado considerado adequado em matemática. Em 2019, eram 7%.

Em quatro estados, o índice de alunos prestes a concluir a Educação Básica na rede pública, e com aprendizado considerado adequado em matemática, não chega a 2% e não há nenhum estado do país que o indicador se destaque. O Espírito Santo, com apenas 11,2%, é o que possui o percentual mais alto para a etapa.

Língua Portuguesa apresenta uma situação melhor, mas os números, ainda assim, estão longe do almejado: 31,3% dos alunos do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado adequado na disciplina. Em 2019, eles somavam 34%.

Os dados foram tabulados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e estão disponíveis na plataforma QEdu. Veja a reportagem completa na CNN