Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Pesquisas na pandemia

Uma série de estudos realizada pelo Iede, o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e Tribunais de Contas analisou a oferta de educação durante o período da pandemia de Covid. As pesquisas avaliaram as ações para garantir o ensino durante o isolamento social, a permanência escolar e o planejamento para a volta às aulas presenciais. Já o estudo sobre o impacto pedagógico da pandemia aconteceu em parceria com a Primeira Escolha.

Conheça os estudos da série

Respostas Pedagógicas sobre o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes

Em 2021, a pesquisa aplicou minitestes compatíveis com o Saeb em alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental. A comparação dos resultados das 14 redes participantes revelou quedas significativas no percentual de alunos com aprendizado adequado nos dois anos avaliados. O pior cenário foi observado no 5º ano, onde foi estimada a perda de 1 ano de aprendizagem em Matemática.
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Permanência Escolar na Pandemia

Pesquisa qualitativa realizada em agosto de 2020 revelou que a maioria das redes sabia quais eram os grupos mais vulneráveis e com propensão a deixar a escola, mas tinha poucas ações para garantir a permanência desses estudantes. Em geral, a responsabilidade era delegada aos gestores escolares e aos professores, sem uma coordenação da rede.
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Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado

A pesquisa avaliou o planejamento para a volta ao presencial em relação aos protocolos sanitários; ao impacto emocional da pandemia em alunos e profissionais; ao combate ao abandono e à evasão escolar; às estratégias para o cumprimento do currículo e carga horária; ao diagnóstico das defasagens e à Educação Infantil.
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A educação não pode esperar

Primeira pesquisa realizada por nós no contexto de pandemia, mapeou quantas redes estavam organizadas para oferecer aulas online, os tipos de conteúdos oferecidos em cada etapa e sua periodicidade, além de ferramentas utilizadas para a comunicação com os estudantes e seus responsáveis.
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