Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT

TIMMS e PIRLS

Conheça as análises do Iede sobre as avaliações internacionais TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), que avalia competências de Ciências e Matemática em alunos do 4º e do 8º ano do Ensino Fundamental, e PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), de Leitura, aplicada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Ambas são conduzidas pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) e revelam um cenário preocupante, indicando que os estudantes brasileiros estão muito atrás da média dos países participantes já nos primeiros anos da Educação Básica.

Acesse nossas análises

TIMMS: avaliação internacional revela baixo desempenho do Brasil em Matemática e Ciências no Ensino Fundamental

É a primeira vez que o Brasil participa da avaliação internacional de aprendizagem aplicada a estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelam o grande desafio que o Brasil enfrenta nas duas disciplinas desde os anos iniciais.
Saiba mais

PIRLS: nível socioeconômico tem grande impacto na habilidade leitora dos alunos brasileiros

País tem 83,9% dos estudantes de alto NSE com aprendizado adequado em leitura versus 26,1% dos alunos de baixo NSE. Diferença de 58 pontos percentuais é a maior entre os países participantes da avaliação que possuem dados de nível socioeconômico. Dados estão disponíveis no QEdu Países
Saiba mais

Microdados do PIRLS 2021: Meninos de baixo NSE em escolas vulneráveis têm grande desvantagem em relação às meninas

Meninos de baixo nível socioeconômico, que estudam em escolas consideradas pelos diretores como “desfavorecidas” e com problemas de clima escolar, têm mais chances de chegar ao 4º ano do Ensino Fundamental sem estar alfabetizados. Acesse publicação com análises realizadas pelo Iede a partir dos microdados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (Pirls, na sigla, em inglês).
Saiba mais

PIRLS: avaliação internacional coloca o Brasil nas últimas posições em Leitura

Publicação do Iede analisa os resultados de Leitura dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Brasil no Pirls. Avaliação é a única da etapa com dados coletados durante a pandemia, e cujos resultados são comparáveis internacionalmente.
Saiba mais

Acesse reportagens e artigos sobre as avaliações