Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - 31/08/2018

Folha de S.Paulo: Em 11 anos, ensino médio dá salto de qualidade apenas em quatro estados

Avaliação federal de português e matemática traz de novo à tona gargalo nessa etapa

Paulo Saldaña

Estêvão Gamba

Nos últimos 11 anos, apenas 4 das 27 redes estaduais do país conseguiram fazer com que seus alunos do ensino médio tivessem avanços significativos de aprendizagem em português e matemática. O quadro geral nesse período é de estagnação, em níveis muito baixos. Há queda em diferentes estados, mesmo entre aqueles que apresentam os melhores resultados.

O ensino médio é considerado o maior gargalo da educação básica brasileira. De cada dez alunos na etapa, oito estão em escolas estaduais.

Os resultados da prova de 2017 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foram divulgados nesta quinta-feira pelo governo federal. A avaliação de português e matemática, com as taxas de aprovação, compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de escolas e redes de ensino do país.

Essa avaliação federal é feita com estudantes ao fim de três etapas de ensino: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio.

As notas dos dois ciclos do ensino fundamental melhoraram no ano passado, considerando as redes pública e privada de todo o país. Só nove redes estaduais tiveram avanço em português e matemática no ensino médio na comparação com a prova de 2015. Mas a situação é ainda mais dramática ao se ver a série histórica.

Somente Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Sergipe obtiveram avanço considerável desde 2007. No intervalo, essas redes subiram ao menos 12 pontos na escala de notas nas duas disciplinas. Essa variação é considerada relevante por estudiosos e representa a progressão de um ano inteiro de aprendizado.

Em matemática, 15 redes tiveram queda de desempenho de 2007 a 2017. Na média, os alunos aprendiam mais há 11 anos do que aprendem agora.

Já em língua portuguesa, o salto relevante ocorreu em oito estados, e cinco caíram.

Folha comparou os resultados da avaliação de 2017 com os de 2007, quando houve criação do Ideb. O Ideb será conhecido apenas na segunda-feira (3). Esses dados são produzidos a cada dois anos.

Em 2017, o Espírito Santo lidera o ranking das redes, com 281 pontos em matemática e 277 em português. São consideradas ideais notas de 350 e 300, respectivamente.

O histórico de resultados do ensino médio desde 2007 não é positivo nem mesmo para aqueles estados com as melhores notas no ano passado.

As redes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, por exemplo, estão entre as cinco maiores médias de matemática. Mas, além de as notas estarem abaixo do adequado, são piores do que eram há 11 anos.
Também há redes que avançaram consideravelmente, como Sergipe e Piauí (em português), e permanecem abaixo da média nacional.

“Não dá pra dizer que há redes boas, há as menos piores e algumas boas escolas isoladas”, diz Ernesto Faria, diretor do instituto Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, disse que o ensino médio está falido. “Os resultados demonstram o quanto o ensino médio não está agregando ao jovem brasileiro”, disse.

O governo Temer se esforça para aprovar ainda neste ano o texto final da Base Nacional Comum Curricular referente à etapa. A base define o que os estudantes da educação básica devem aprender.

A parte até o ensino fundamental já foi finalizada. Já o texto do ensino médio está em fase final de discussão no CNE (Conselho Nacional de Educação), mas a versão encaminhada pelo MEC tem sofrido muitas críticas. Pressionado, o governo se comprometeu a melhorá-la, mas há o risco de não aprovar neste ano. Leia a reportagem completa no site da Folha de S.Paulo