Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Estudos - Excelência com Equidade 04/10/2019

Excelência com Equidade no Ensino Médio

A terceira etapa da série Excelência com Equidade foi realizada pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Unibanco e o Itaú BBA. O objetivo da pesquisa foi entender as estratégias e práticas das escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados no ensino médio.

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Foram selecionadas escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguiram bons resultados na Prova Brasil e no Enem 2017, além de possuírem uma taxa de aprovação mínima de 95%.

Das 5.042 escolas elegíveis, 100 atingiram os indicadores de qualidade propostos, sendo que 82 são de tempo integral. Os estados que apresentaram a maior quantidade de escolas são: Ceará (55), Espírito Santo (7), Goiás (7) e Pernambuco (14). Por essa razão, foram escolhidos para a realização da pesquisa de campo (qualitativa), em que foram visitadas duas escolas com bons resultados em cada estado, além de uma escola com indicadores na média.

A partir dessa análise, foi possível identificar ações e práticas comuns, que contribuem para os bons resultados e que podem servir de inspiração a outras unidades e redes. As principais são:

  • Tomadas de decisão baseadas em evidências quantitativas e qualitativas;
  • Foco no uso de dados e no monitoramento contínuo da aprendizagem, com utilização de sistemas integrados de gestão educacional;
  • Parceria entre professores e alunos, com escuta ativa e quebra do tabu da hierarquia;
  • Boa interlocução dentro e fora da escola (pais, comunidade e Secretaria de Educação);
  • Estratégias pedagógicas que conversam com a realidade dos alunos e atendem às diferentes necessidades de aprendizagem, com mescla de métodos de fixação (exercícios e simulados) e métodos que estimulam a criatividade e o protagonismo (feira de ciências, atividades esportivas, tutoria entre alunos e aulas eletivas criadas por eles)

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Conheça também os outros estudos da série Excelência com Equidade:
Anos iniciais do ensino fundamental
Anos finais do ensino fundamental