Avaliação Diagnóstica dos Centros de Mídias de Educação no Pará e no Amazonas
Dando continuidade ao trabalho realizado em 2019, o Iede produziu um estudo para diagnosticar os pontos fortes e os desafios da implementação de Centros de Mídias de Educação nos estados do Amazonas e do Pará. Para isso, fez a avaliação diagnóstica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e do Centro de Mídia do Sistema Educacional Interativo do Pará (SEI).
A pesquisa contou com trabalho etnográfico, que incluiu visitas a seis escolas do Amazonas, de três municípios, e a sete do Pará, também de três municípios, que contam com
ensino médio mediado por tecnologia. Nestes locais, além de observações de aulas, foram conduzidas entrevistas com estudantes e professores mediadores, assistentes de direção e diretores. Também foram entrevistados profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e dos próprios Centros de Mídias.
É preciso destacar que o Cemeam e o SEI são disponibilizados em comunidades com baixíssima oferta de serviços públicos relacionados à saúde, educação, saneamento básico e energia elétrica, entre tantos outros. Há uma completa escassez de equipamentos voltados à promoção da cultura e ao lazer. Desse modo, o Iede observou que os programas efetivamente proporcionam acesso à educação em localidades onde não há oferta de ensino médio.
Além disso, verificou-se que os estudantes permanecem na comunidade para usufruir dos recursos e que os professores são bem qualificados. Entre os principais desafios, estão a gestão, o planejamento, o acompanhamento e o monitoramento dos programas, bem como de questões relacionadas à comunicação.