Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - SPTV 25/11/2021

Quase 200 mil alunos não entregaram nenhuma atividade desde agosto

Balanço levou em conta apenas estudantes da rede estadual; maioria é do ensino médio ou de Educação de Jovens e Adultos.

Em reportagem para o jornal SPTV, 2ª edição, no dia 25 de novembro, o repórter Wallace Lara falou sobre a adesão dos alunos às atividades enviadas pelas escolas durante a pandemia. Além de apresentar dados exclusivos do estado de São Paulo, obtidos junto à Secretaria Estadual de Educação, o jornalista menciona o estudo “Permanência Escolar na Pandemia”, realizado pelo Iede e pelo Comité Técnico em Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros.

“Essas crianças [que abandonam a escola] são muitas vezes levadas ao mercado de trabalho por necessidades familiares e por falta de atratividade, no caso do Ensino Médio, pela gravidez precoce. Tudo isso impacta para que ocorra a situação de abandono”, ressalta Cezar Miola, presidente do Comitê em Educação do IRB.

Assista à matéria na íntegra aqui
Acesse aqui o estudo Permanência Escolar na Pandemia, do Iede com o CTE-IRB