Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Iede 08/03/2021

Sobre a situação da pandemia no Brasil e o sistema educacional

O Brasil vive um momento extremamente crítico. Um ano após o primeiro caso de COVD-19 no País, estamos no auge da pandemia, com milhares de pessoas morrendo diariamente e outras centenas à espera de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em praticamente todo o território.

Tendo consciência da gravidade da situação e com a perspectiva de que as próximas semanas serão extremamente duras, diversos governadores restringiram a circulação de pessoas e ordenaram o fechamento do comercial considerado não essencial. As escolas, porém, seguem abertas, uma vez que ficaram fechadas por cerca de 11 meses, prejudicando o direito à aprendizagem de alunos e alunas de uma maneira ainda difícil de dimensionar.

Mesmo considerando o cenário complexo de defasagem e de alto risco de evasão escolar em que o sistema educacional brasileiro se encontra, especialmente no que tange ao ensino público, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) entende que as escolas deveriam ser fechadas novamente. 

A gravidade do contexto em que nos encontramos, com dezenas de milhares de casos novos de coronavírus por dia, decorrentes de novas e imprevisíveis variantes da doença, é mais do que revelador de que toda e qualquer vida deve ser preservada. Isso obviamente inclui professores, alunos, coordenadores, diretores, funcionários e, consequentemente, suas famílias. 

Enquanto estivermos em um momento crítico, sem controle da contaminação e com escassez de leitos para os doentes, não parece um bom modelo mantermos as unidades de ensino abertas. É prioritário resguardarmos a saúde de toda a comunidade educacional.