Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Folha de S. Paulo 14/07/2025

Resultado de leitura e escrita melhora, e Brasil tem 59% das crianças alfabetizadas em 2024, diz MEC

Em 2023, indicador elaborado a partir de avaliações estaduais mostrava 56%;país segue abaixo da meta, e governo diz que calamidade do RS baixou índices nacionais
Mariana Brasil e Paulo Saldaña
Brasília – O governo Lula (PT) divulgou nesta sexta-feira (11) dados de uma avaliação que indica um percentual de 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024 no país. Isso representa uma alta com relação a dados do ano anterior, quando esse índice foi de 56%.

As informações do Indicador Criança Alfabetizada foram apresentadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) na sede do MEC (Ministério da Educação).

(…)

Para avaliar a política pública, precisamos olhar pelo menos três a cinco anos, um período maior. Então, a gente tem que ter certa cautela”, observa Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, instituto voltado a debates educacionais. Para ele, aspectos como as diferenças na aplicação das provas entre 2023 e 2024 e possíveis impactos geracionais, como rescaldos da pandemia na turma de 2023 devem ser considerados na análise dos números.

 

Leia a reportagem completa na Folha de S.Paulo.