Rede Mevi: conheça o projeto vencedor do Desafio Mevi
Em 2024, realizamos o Desafio Mevi como uma forma de fortalecer ainda mais a rede Multiplicadores de Evidências (Mevi) – nosso programa de formação online e gratuito sobre dados educacionais. Os participantes da rede foram convidados a desenvolver projetos inovadores em suas escolas ou redes de ensino. Em contrapartida, o Iede incentivou as ações com recursos e apoio técnico. Na terça-feira (10/12), no último encontro da rede Mevi, conhecemos o projeto “Vencendo desigualdades com fluência leitora e a melhoria de resultados”, de Eliana da Costa Caffer Markies, que ganhou o desafio.
Eliana é diretora da Escola Estadual Minervina Sant’anna Carneiro, localizada em Lins, no interior do Estado de São Paulo, e desenvolveu um excelente trabalho em prol da leitura em sua escola. Ao longo do ano, ela recebeu orientações de uma especialista na temática. Também enviamos quadrinhos e obras literárias para as ações da escola. Além do reconhecimento, a gestora recebeu R$ 10.000,00 como premiação.
Conheça o projeto
O projeto desenvolvido na EE Profª Minervina Sant’Anna Carneiro, de tempo integral, trabalhou a fluência leitora dos alunos em fase de alfabetização (1º e 2º anos), além de buscar recuperar habilidades de leitura de alunos do 5º ano, que foram impactados pelo ensino remoto durante a pandemia.
No total, 160 estudantes participaram do projeto principal, mas outros subprojetos desenvolvidos ao longo do ano sobre o tema envolveram mais estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
As ações começaram pelo diagnóstico de qual era a capacidade leitora dos estudantes e pela formação dos professores no tema. Além disso, um vídeo enviado aos pais reforçou a importância da fluência leitora das crianças. A partir disso, diferentes gêneros textuais foram apresentados aos alunos nas visitas realizadas semanalmente à biblioteca e por meio do empréstimo de sacolas literárias com diversos materiais. Um painel também trazia sugestões de obras lidas e indicadas pelos próprios alunos.
Para os alunos do 5º ano identificados com dificuldades de leitura foi realizado um trabalho diferenciado do restante da turma. No ‘Leitura com teatro’, os alunos treinaram a leitura com entonação e narração adequada de textos narrativos e estudaram a declamação de poesias para apresentar nas salas em datas especiais. Contaram ainda com um painel de indicações literárias, receberam obras para ler em casa semanalmente e participaram de um sarau. Cada classe também ganhou o Cantinho da Leitura, com livros diversos.
Eliana relata que as avaliações mostraram melhorias importantes na fluência leitora de todos os anos participantes do projeto. Veja seu depoimento:
Veja algumas fotos do projeto:
Sobre a rede Mevi
Todos os anos, o Iede seleciona educadores e gestores educacionais de diversas regiões do País para participar de uma poderosa rede de troca de conhecimentos e experiências. Os participantes também têm acesso a palestras e minicursos totalmente gratuitos e online. Para ser informado sobre a abertura das inscrições, deixe seu e-mail no formulário.