QEdu Países passa a disponibilizar dados de avaliação de nações africanas
Estão disponíveis para consulta no QEdu Países os dados do Programa de Análise dos Sistemas Educativos da Confemen (PASEC), uma avaliação internacional que reúne diversos países africanos de língua francesa. Considerado o “PISA africano”, o PASEC avalia estudantes no 2º e 6º ano da escolaridade primária (similar ao Ensino Fundamental) nas disciplinas de Leitura e Matemática.
Na plataforma do QEdu estão disponíveis os dados do exame mais recente, de 2019, dos países participantes: Benim, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Gabão, Guiné, Níger, Madagascar, República Democrática do Congo, República do Congo, Senegal e Togo. Além da pontuação média nas avaliações e do percentual de alunos com aprendizado considerado suficiente nas duas disciplinas, é possível visualizar os dados a partir de filtros de sexo, alfabetização dos pais ou tutores, frequência à educação infantil, progresso escolar do aluno e posse de livros em casa.
Na comparação, é possível perceber que o percentual de aprendizado suficiente em Leitura (44,5% na média dos países participantes) é inferior ao de Matemática (média de 71,2%) no 2º ano. Uma questão regional ajuda a explicar essa diferença: todos os países participantes do PASEC em 2019 são ex-colônias e têm o francês como língua de ensino, que pode coexistir com outras línguas nacionais ou locais e até mesmo com o inglês nos Camarões e o árabe no Chade. A maioria dos sistemas educacionais avaliados prevê a implementação de um bilinguismo escolar, que parte das línguas nacionais ou regionais para chegar ao francês como língua de ensino. Segundo a análise da Confemen, a dificuldade inicial com a língua de ensino ajuda a explicar essa dificuldade em Leitura nos anos iniciais.
Com o avanço da escolaridade, no 6º ano, a tendência se inverte e o percentual de aprendizado suficiente da média dos países participantes é maior em Leitura (47,9%) do que em Matemática (38,1%).
Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Iede, ainda ressalta que é preciso cuidado ao tentar fazer comparações entre o PASEC e outras avaliações internacionais, como o PISA, PIRLS e TIMMS. “Não há uma equivalência direta entre os dados do PASEC e os de outros estudos, além disso as séries avaliadas são diferentes”, aponta.
Entre os recortes disponíveis no QEdu Países para a análise dos dados, é possível observar, por exemplo, a influência do acesso à educação dos pais ou tutores no aprendizado dos estudantes. Em Leitura, no 2º ano, por exemplo, o percentual de aprendizado suficiente dos filhos de pais alfabetizados foi de 51,4% contra 30,3% dos filhos de pais que não sabiam ler. Para Matemática, os percentuais para os mesmos filtros são de 77,2% e 59,9%, respectivamente.
Ressaltem-se ainda as diversas conexões entre essas variáveis, pois, geralmente, pais com níveis de escolaridade mais elevados costumam ter uma melhor situação profissional, que se reflete em maior conforto material, melhor domínio da língua de ensino, maior quantidade de livros em casa, entre outros fatores.
Entenda a avaliação
Além de Leitura e Matemática, o PASEC avalia os conhecimentos dos professores em compreensão escrita, Matemática e didática. O exame também analisa fatores contextuais que influenciam no sucesso escolar, com o objetivo de propor melhorias. Participam da avaliação uma amostra representativa de cada País, e os resultados são comparáveis entre as diversas nações.
O PASEC é realizado pela Conferência dos Ministros da Educação dos Estados e Governos da Francofonia (Confemen), uma organização internacional criada em 1960 e que reúne 44 Estados e Governos membros. A primeira avaliação ocorreu em 2014 e foi realizada em dez países da África Subsaariana. A Confemen agora está trabalhando nos dados do PASEC 2024, que passou a incluir avaliações com alunos do ensino secundário, o nosso Ensino Médio. A previsão é que esses dados sejam divulgados em 2026.
Como acessar os dados no QEdu
Para navegar por esses dados, acesse paises.qedu.org.br e selecione ‘Dados de aprendizagem’ no menu superior. Em seguida, escolha a opção ‘PASEC’ no filtro de estudos disponíveis. Selecione o critério, o ano e os filtros de seu interesse. Ao selecionar alguns países, ainda é possível visualizar um gráfico gerado automaticamente pela página: para isso, basta clicar no botão amarelo ‘Comparativo’, no final da página.
O QEdu Países é uma das plataformas do QEdu. Porém, com foco em dados internacionais de Educação, permitindo uma análise comparativa entre os sistemas educacionais de diversos países.
Atualmente, a plataforma incorpora informações de seis avaliações internacionais essenciais: além do PASEC, PISA ( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), PIRLS (Estudo Internacional de Progresso em Leitura), TALIS (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem), TIMMS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) e Education at a Glance. Cada uma dessas avaliações oferece uma perspectiva única sobre diferentes aspectos da educação. O PISA, por exemplo, avalia as habilidades de Leitura, Matemática e Ciências de adolescentes de 15-16 anos, enquanto o PIRLS mede a capacidade de Leitura de crianças no 4º ano do Ensino Fundamental e o TIMMS mensura a habilidade dos alunos do 4º e 8º anos em Matemática e Ciências. A TALIS, por sua vez, foca nas experiências e condições de trabalho dos professores e gestores escolares, e o Education at a Glance fornece uma análise detalhada de indicadores educacionais, como financiamento, acesso e resultados.