Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Iede 15/12/2025

QEdu 2025: novos dados para promover a equidade

O QEdu – maior portal de dados educacionais do Brasil, que é gerido pelo Iede desde 2020 – passou por importantes avanços em 2025. Ao longo do ano, ampliamos suas funcionalidades, atualizamos as bases de dados e fortalecemos nosso compromisso institucional com a oferta de informações qualificadas para subsidiar o planejamento e a gestão educacional em todo o País.  

Um dos marcos de 2025 foi o lançamento da página QEdu Desigualdades, desenvolvida para apoiar a promoção da equidade educacional a partir de um conjunto robusto de informações. A nova página reúne dados sociais e econômicos dos territórios, distribuição dos estudantes por cor/raça e nível socioeconômico, desigualdades na formação docente e na infraestrutura escolar, além de gráficos que mostram se a rede de ensino foi ou não habilitada na Condicionalidade III do VAAR. O recurso também inclui um mapa geolocalizado que destaca escolas que demandam maior apoio, oferecendo uma visão integrada para orientar políticas, diagnósticos e ações estratégicas.

Ao longo do ano, também atualizamos bases essenciais para compreender o cenário educacional brasileiro. Entre os dados incorporados à plataforma estão o Censo Escolar 2024, as taxas de rendimento de 2023 e os resultados de aprendizado adequado no Saeb 2023, incluindo recortes por cor/raça e nível socioeconômico. Essas informações reforçam o compromisso do QEdu com a transparência e atualização constante dos dados disponibilizados.

Outra importante frente de trabalho foi a reformulação do QEdu Países, que ganhou nova organização, navegação mais intuitiva e ampliação de seu acervo de dados internacionais. A plataforma passou a incluir informações do PIRLS (Estudo Internacional de Progresso em Leitura, na sigla em inglês) por nível socioeconômico e gênero, além da incorporação dos resultados do PASEC – avaliação internacional aplicada em diversos países africanos de língua francesa.

Acessos de usuários

Além das novidades na plataforma, 2025 foi um ano de forte presença do QEdu entre redes e gestores educacionais. Até a primeira semana de dezembro, o QEdu registrou 8,6 milhões de acessos, vindos de 1.078 municípios de todas as regiões do País. A cidade de São Paulo liderou o ranking com 1,2 milhão de acessos, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e Fortaleza.

A atuação do QEdu também ultrapassou fronteiras: a plataforma foi acessada por usuários de 42 países e mais de 1.800 cidades ao redor do mundo. Somando todo o tempo de navegação, o QEdu foi utilizado por 683 mil horas ao longo do ano. Esses números reforçam o compromisso de gestores, educadores e equipes técnicas com o uso de dados para aprimorar políticas e práticas educacionais.

Em 2026, o QEdu continuará investindo na ampliação de sua base de dados, na melhoria da experiência de navegação e na oferta de ferramentas que contribuam para a formulação, implementação e monitoramento de políticas educacionais mais eficazes.

Saiba mais sobre as outras frentes de atuação do Iede em 2025 neste texto.