Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Iede 24/05/2021

Portal QEdu passa por reformulação para facilitar o uso de dados educacionais

Plataforma está sendo remodelada para atender aos diferentes públicos que a acessam

O QEdu, portal de dados educacionais criado em 2012 e que conta com cerca de 5 milhões de acessos por ano, está em fases de mudanças. O Iede assumiu a gestão do portal e está preparando uma série de novidades para 2021.
O intuito é atender aos diferentes públicos que acessam a plataforma – secretários de Educação e técnicos, diretores de escolas, professores, pais, pesquisadores etc – e que buscam dados distintos.

Hoje, o QEdu traz uma série de informações que constam no Censo Escolar e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos indicadores do Ideb. Porém, faltam, por exemplo, dados sobre o contexto das redes e escolas, que poderiam ajudar a compreender melhor a razão de algumas das dificuldades existentes. Outras duas demandas dos usuários que ainda não são atendidas pela plataforma são a disponibilização de dados de avaliações internacionais, como o Program for International Student Assessment (PISA), e também de dados locais, sejam de avaliações ou de questionários aplicados pelos municípios ou por escolas.

Essas duas necessidades serão contempladas na nova fase do QEdu, em que o portal terá algumas plataformas adicionais à principal, que vão permitir a inserção de novas bases de dados e novas possibilidades de visualização, auxiliando na identificação de quais são as unidades prioritárias, que precisam de mais atenção para que nenhum estudante fique para trás, e de redes e escolas que promovem excelência com equidade no ensino, e cujas estratégias e práticas podem servir de inspiração para outras unidades.

“O novo QEdu irá trazer um olhar forte para as desigualdades educacionais e para ajudar os gestores a entender quais fatores influenciam as redes a ter bons resultados. Estamos empenhados em auxiliar mais no ‘como fazer’ para que, cada vez mais, sejamos parceiros da gestão na tomada de decisão em Educação a partir de dados e evidências”, afirma Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede.

Sobre o Iede e o QEdu

O Iede assumiu, em 2020, a gestão do QEdu e, desde então, está trabalhando tanto para melhorar a usabilidade da plataforma como para ampliar os dados e opções de análise. “O que move o Iede é o potencial dos dados de impactar políticas públicas, enquanto o QEdu é a maior plataforma de dados educacionais do Brasil. Por isso, acreditamos que, juntos, podemos combater a assimetria de informações em Educação e as desigualdades educacionais”, explica Faria.

O portal conta com o apoio da Fundação Lemann e da B3 Social.