Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - O Globo 30/11/2022

Apenas 5% dos estudantes de Ensino Médio na rede pública têm nível adequado de matemática, mostra estudo

Em língua portuguesa, média nacional é de 31%; dados refletem período após a pandemia da Covid-19

Por Mariana Rosário – São Paulo

Alunos da rede pública brasileira estão muito aquém do aprendizado esperado de matemática e português, mostra um estudo divulgado nesta quarta-feira. A análise foi tabulada pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

Os dados mais preocupantes referem-se ao ensino da matemática. Estendendo a lupa a todo o Brasil, o percentual de estudantes, no Ensino Médio, que está com o aprendizado dentro do esperado para matemática é de 5%. Em São Paulo, são 6% neste patamar, no Rio, são 4,2%. Em melhor colocação está o Espírito Santo, onde 11,2% dos estudantes conseguiram chegar ao nível esperado. Os números mostram um cenário mais dramático do que o aferido em 2019, quando a média nacional era de 7%.

O problema que engloba a matemática, avaliam os pesquisadores, está relacionado a fatores que ultrapassam o fechamento das escolas na pandemia ou o prejuízo em saúde mental de alguns professores, por exemplo. Trata-se também de um desafio que engloba a maneira que estudantes e mestres encaram a disciplina.

— Há uma cultura que coloca a matemática como algo chato, difícil. É preciso combater isso. Temos que trabalhar melhor essa disciplina na faculdade de pedagogia.É importante perseguir na educação infantil e nos anos iniciais uma abordagem positiva no ensino da matemática. Um exemplo de como fazer isso são as Olimpíadas de Matemática, que valorizam o aluno que vai bem — afirma Ernesto Faria, diretor do Iede. Leia a reportagem completa no jornal O Globo.