Apenas 5% dos estudantes de Ensino Médio na rede pública têm nível adequado de matemática, mostra estudo
Em língua portuguesa, média nacional é de 31%; dados refletem período após a pandemia da Covid-19
Por Mariana Rosário – São Paulo
Alunos da rede pública brasileira estão muito aquém do aprendizado esperado de matemática e português, mostra um estudo divulgado nesta quarta-feira. A análise foi tabulada pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
Os dados mais preocupantes referem-se ao ensino da matemática. Estendendo a lupa a todo o Brasil, o percentual de estudantes, no Ensino Médio, que está com o aprendizado dentro do esperado para matemática é de 5%. Em São Paulo, são 6% neste patamar, no Rio, são 4,2%. Em melhor colocação está o Espírito Santo, onde 11,2% dos estudantes conseguiram chegar ao nível esperado. Os números mostram um cenário mais dramático do que o aferido em 2019, quando a média nacional era de 7%.
O problema que engloba a matemática, avaliam os pesquisadores, está relacionado a fatores que ultrapassam o fechamento das escolas na pandemia ou o prejuízo em saúde mental de alguns professores, por exemplo. Trata-se também de um desafio que engloba a maneira que estudantes e mestres encaram a disciplina.
— Há uma cultura que coloca a matemática como algo chato, difícil. É preciso combater isso. Temos que trabalhar melhor essa disciplina na faculdade de pedagogia.É importante perseguir na educação infantil e nos anos iniciais uma abordagem positiva no ensino da matemática. Um exemplo de como fazer isso são as Olimpíadas de Matemática, que valorizam o aluno que vai bem — afirma Ernesto Faria, diretor do Iede. Leia a reportagem completa no jornal O Globo.