Defasagem do Ensino Médio vem do Fundamental 2
Relatório “Excelência com Equidade” analisou problemas da última etapa da Educação Básica
Por Flavia Nogueira, da Nova Escola
O Ensino Médio sofre com a defasagem dos conhecimentos dos alunos que chegam a essa última etapa da Educação Básica, com os problemas na formação continuada dos professores e com a evasão dos alunos. Essas são apenas algumas das conclusões do mais novo relatório “Excelência com Equidade”.
O estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas” foi realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA. A série de estudos “Excelência com Equidade” teve início em 2012, com o mapeamento dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de 2015, passaram a ser estudados os anos finais.
“Grande parte dos alunos chega ao Ensino Médio com uma grande defasagem de aprendizado e isso vem do Ensino Fundamental 2”, diz Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
Para Ernesto, essa defasagem é um problema grave já que é preciso lembrar que o Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e os alunos precisam sair dele com uma base de conhecimentos para exercer a cidadania.
Leia a reportagem completa no site da Nova Escola