Ninguém nasce ruim em matemática – o que precisamos é mudar como ela é ensinada
Por Luiza Lopes
23 ago 2025, 16h00
Poucas disciplinas despertam sentimentos tão contraditórios quanto a matemática. Ao mesmo tempo em que é considerada fundamental para a ciência, a tecnologia e a vida cotidiana, carrega a fama de ser difícil, inacessível e destinada apenas a “pessoas talentosas”. O resultado é que grande parte dos estudantes cresce acreditando “não ter nascido” para os números.
Esse foi o ponto de partida de um debate que reuniu vozes importantes do ensino e da pesquisa em matemática. Na última quarta-feira (20), em São Paulo, o painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital” colocou lado a lado a pesquisadora britânica Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford, e o matemático Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
O evento foi organizado pelo Instituto Sidarta, responsável pelo programa “Mentalidades Matemáticas”, em parceria com a B3 Social, a Fundação Itaú e o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).