Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Movimento pela Base 22/06/2020

Estudo mostra que BNCC é referência para os conteúdos produzidos pelas redes na pandemia

Por Movimento pela Base

Na última sexta-feira (19/06), foi lançado o estudo “A Educação não pode esperar”, o qual apresenta um mapeamento das ações adotadas por 232 redes municipais e 17 redes estaduais durante o período de suspensão de aulas. A pesquisa foi realizada em conjunto pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e 26 Tribunais de Contas brasileiros.

De acordo com o levantamento, 82% das redes municipais e as 17 redes estaduais possuem alguma estratégia para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos aos estudantes durante a pandemia. O estudo indica ainda que 93% das redes de ensino utilizam a BNCC como referência para o planejamento desses conteúdos, 87%, o Currículo de Referência e 83%, o Plano Político Pedagógico (PPP).

A pesquisa também mostra como as redes estão se preparando e quais as principais preocupações para a volta às aulas, como estão lidando com o suporte e formação de professores e como estão fazendo a distribuição de alimentos às famílias dos estudantes.

Acesse o estudo “A Educação Não Pode Esperar”