Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Jornal do Commercio PE 03/09/2025

Monitoramento da alfabetização, confiabilidade das avaliações e desafios pedagógicos são debatidos no Congresso da Jeduca

Uma das mudanças propostas pelo atual governo foi a criação de um novo indicador para medir a porcentagem de crianças que sabem ler e escrever

Por Mirella Araújo

Publicado em 29/08/2025 às 15:24

Desde a criação do Índice Criança Alfabetizada, uma série de questionamentos vem sendo levantada quanto à precisão do novo indicador, considerado por especialistas menos confiável do que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

(…)

Para Ernesto Martins Faria, diretor do Iede, é difícil quantificar o número de alunos alfabetizados em qualquer país. Ele considera positivo o esforço de ampliar o acompanhamento e o controle por parte do governo federal, mas faz ressalvas.

“O esforço da gente acompanhar mais e buscar estímulos em relação ao processo de alfabetização é algo muito positivo”, disse. “Mas as consequências desse monitoramento precisam ser pensadas com cuidado. Será que vamos gerar um foco excessivo apenas nas métricas que estão sendo medidas? Esse é o desafio.”

Quando o monitoramento é feito em nível municipal, surge a discussão sobre a pressão por resultados. “Ainda assim, parece positivo cada município ter uma medida de alfabetização pela qual o prefeito possa ser responsabilizado, no sentido de que a alfabetização está sob responsabilidade dos municípios — e não dos estados nem do governo federal”, explicou Ernesto.

Leia a reportagem completa no Jornal do Commercio PE.