Monitoramento da alfabetização, confiabilidade das avaliações e desafios pedagógicos são debatidos no Congresso da Jeduca
Por Mirella Araújo
Publicado em 29/08/2025 às 15:24
Desde a criação do Índice Criança Alfabetizada, uma série de questionamentos vem sendo levantada quanto à precisão do novo indicador, considerado por especialistas menos confiável do que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
(…)
Para Ernesto Martins Faria, diretor do Iede, é difícil quantificar o número de alunos alfabetizados em qualquer país. Ele considera positivo o esforço de ampliar o acompanhamento e o controle por parte do governo federal, mas faz ressalvas.
“O esforço da gente acompanhar mais e buscar estímulos em relação ao processo de alfabetização é algo muito positivo”, disse. “Mas as consequências desse monitoramento precisam ser pensadas com cuidado. Será que vamos gerar um foco excessivo apenas nas métricas que estão sendo medidas? Esse é o desafio.”
Quando o monitoramento é feito em nível municipal, surge a discussão sobre a pressão por resultados. “Ainda assim, parece positivo cada município ter uma medida de alfabetização pela qual o prefeito possa ser responsabilizado, no sentido de que a alfabetização está sob responsabilidade dos municípios — e não dos estados nem do governo federal”, explicou Ernesto.