Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Contribuições ao Debate - Porvir 03/09/2025

“Matemática precisa ser espaço de criatividade, não de memorização”, diz Jo Boaler

Em “Matematicando”, a pesquisadora ligada à Universidade de Stanford (EUA) propõe ciência de dados e estimativas para tornar a matemática mais inclusiva, crítica e relevante

por Vinícius de Oliveira – 25 de agosto de 2025

A educação matemática, no Brasil e no mundo, enfrenta desafios que não serão superados com abordagens tradicionais, segundo Jo Boaler. Quem nunca ouviu um aluno dizer “eu sou ruim em matemática”? Ou já se pegou, como educador, tentando ensinar uma fórmula que a turma simplesmente não consegue entender ou sequer vê sentido em aprender?

Em entrevista ao Porvir, a pesquisadora britânica, vinculada à Universidade de Stanford (Estados Unidos) e autora do livro “Mentalidades Matemáticas” e do recém-lançado “Matematicando – Encontrando criatividade, diversidade e significado na matemática” (ambos da editora Penso), defende uma mudança radical no ensino da disciplina. Para ela, é preciso romper com a lógica da memorização e tratar a matemática como uma área conceitual, aberta à investigação, à criatividade e à conexão com o mundo real.

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Desempenho baixo e desigualdades marcam cenário da matemática no Brasil
Não é possível falar de inovação no ensino da matemática sem encarar os números preocupantes do Brasil. O estudo O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais, publicado pelo Todos Pela Educação e pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) a partir dos dados de 2023 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), mostra que apenas 5% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública alcançaram o nível de aprendizagem considerado adequado. As desigualdades sociais e raciais ficam ainda mais evidentes: entre estudantes brancos, 8% atingiram o patamar esperado, contra apenas 3% dos estudantes pretos.

(…)

 

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