Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Folha de S. Paulo 04/12/2024

Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem saber fazer contas de multiplicar e dividir

Avaliação internacional TIMSS mostra que maioria das crianças do Brasil não tem o nível mínimo de conhecimento de matemática até essa série; país fica entre os últimos
Isabela Palhares
São Paulo – Mais da metade (51%) dos alunos brasileiros chega ao 4º ano sem alcançar um nível mínimo de conhecimento em matemática, segundo avaliação internacional aplicada em 64 países e regiões. Os resultados do TIMSS (sigla em inglês para Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) mostram que o desempenho do Brasil só supera o de três países avaliados.

A prova foi aplicada em 2023 e foi a primeira vez que o Brasil participou da avaliação, realizada pela IEA, uma cooperativa de instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas dedicada à realização de estudos e pesquisas educacionais.

 

(…)

“Sabemos que a educação brasileira não vai bem, sobretudo em matemática, mas os dados mostram como estamos muito atrás dos demais países. A gente não consegue garantir ao menos que metade das crianças aprendam o básico, enquanto os outros têm mais de 90% dos seus alunos nesse nível”, diz o economista especializado em educação Ernesto Faria, diretor do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

 

A avaliação internacional analisa o desempenho dos estudantes em matemática ainda nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). O Pisa, por exemplo, só avalia os estudantes de 15 anos, ou seja, quando estão chegando ao ensino médio.

 

Desde 2007, os anos iniciais são a única etapa da educação básica em que o país conseguiu ver melhora nas notas do Saeb, avaliação federal, e atingir as metas estabelecidas.

 

“O TIMSS nos mostra pela primeira vez que, ao contrário do que sugerem as avaliações nacionais, como o Saeb, nossa educação não vai bem nos anos iniciais. O diagnóstico mostra que os alunos brasileiros já no começo da trajetória escolar ficam muito atrás dos demais.”

 

Leia a reportagem completa no site da Folha de S.Paulo.