Iede e Fundação Lemann lançam nova home do QEdu em 30 de junho
Evento on-line, transmitido a partir das 10h no Youtube do Iede, terá debate com secretários de Educação, além da presença do MEC e do Movimento pela Base
O portal QEdu, velho conhecido dos gestores da área de Educação, passou por uma grande reformulação em sua página principal: ficou mais fácil de navegar, responsivo e com mais dados e informações para ajudar os gestores e diretores a realizarem um bom diagnóstico de sua rede de ensino ou escola e, a partir dele, pensar em intervenções. A nova home do QEdu será apresentada ao público no dia 30 de junho, a partir das 10h, em evento on-line transmitido no You Tube do Iede.
Com o nome de “O papel de dados e indicadores para o desenvolvimento da Educação brasileira no contexto atual e no pós-pandemia”, o evento terá um primeiro painel de discussão sobre o uso de dados em diferentes contextos, que terá a presença de Myriam Sartori, coordenadora geral do Ensino Fundamental no Ministério da Educação (MEC), Deloise Jesus, coordenadora de projetos na Fundação Lemann, e Deborah Kaufmann, coordenadora de monitoramento no Movimento pela Base. Na sequência, haverá a apresentação da nova home do QEdu por Ernesto Faria, diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), e um debate com os secretários de Educação do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, e do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta.
Sobre o novo QEdu – Lançado em 2012, o QEDu tem hoje mais de 5 milhões de acessos por ano e está presente em mais de 5 mil cidades pelo País. Em 2020, o Iede assumiu a gestão do QEdu e, desde então, vem trabalhando para que ele atenda às atuais demandas dos gestores, identificadas após entrevistas e grupos focais. Entre as novidades que estarão disponíveis no portal, estão relatórios personalizados por Estado, que trarão, entre vários outros dados, a situação de aprendizagem dos estudantes, taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e informações de contexto, para ajudar na compreensão do que impacta os indicadores e torna mais fácil ou difícil obter bons resultados educacionais.
O QEdu também incorporou recentemente o QEdu Gestão, uma ferramenta que permite personalização: cada usuário, após se cadastrar e obter login e senha junto ao Iede, pode inserir dados próprios de suas redes, sejam de avaliações ou questionários (assista aqui a um vídeo curto e saiba mais). No próximo dia 30, os usuários também conhecerão o QEdu Países e o QEdu Analítico, duas outras plataformas adicionais do portfólio QEdu. A primeira volta-se à comparação do Brasil com países que realizam o Pisa (Programme for International Student Assessment), com o objetivo de entender como está a aprendizagem dos estudantes do País em perspectiva internacional. Já o QEdu Analítico é uma ferramenta de Business Intelligence (Bi) para o cruzamento e análise de vários dados educacionais.
“Os dados devem contribuir para a evolução da educação brasileira. É esse compromisso que orienta todas as nossas ações no QEdu. Já na home, teremos muitas informações adicionais, que vão além da aprendizagem dos estudantes, com olhar para o abandono escolar e para as desigualdades e trazendo aos gestores informações de contexto”, explica Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede.
O evento marca o final da primeira fase de mudanças no QEdu, já que o portal segue tendo suas páginas internas reformuladas. Além da Fundação Lemann, o QEdu tem o apoio do Itaú Educação e Trabalho e da B3 Social, enquanto o QEdu Gestão, além destes, conta também com o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA/USP-RP).
Agenda completa do evento
Quando: 30/06, às 10h
Onde: no YouTube do Portal Iede
O papel de dados e indicadores para o desenvolvimento da Educação brasileira no contexto atual e no pós-pandemia
10h – Abertura:
Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede
Ana Inoue, Itaú Educação e Trabalho
Daniel de Bonis, Fundação Lemann
Elizabeth Mac Nicol, B3 Social
Mozart Neves, IEA-USP RP
10h15 – Painel 1: Uso de dados em diferentes contextos: orientar o trabalho do governo, monitorar políticas públicas e promover equidade racial
Myrian Sartori, Ministério da Educação (MEC)
Deborah Kaufmann, Movimento pela Base
Deloise Jesus, Fundação Lemann
11h15 – Painel 2: Um novo QEdu para atender às novas necessidades dos gestores
Apresentação da nova home do QEdu, por Ernesto Faria, do Iede
Debate com a Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, e o Secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado