Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Revista Educação 16/07/2025

Hora de reavaliar a avaliação escolar

A chegada de ferramentas baseadas em inteligência artificial acrescenta complexidade a um dos principais desafios das escolas: avaliar o desenvolvimento pedagógico dos seus alunos

Paulo de Camargo – 15/07/2025

Há 35 anos, em 1990, a educação brasileira dava um passo que marcou todas as políticas desenvolvidas desde então: era lançado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), estruturando um conjunto de avaliações em larga escala e abrindo caminho para as iniciativas posteriores que se tornaram conhecidas da sociedade brasileira, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 1998, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007. Com o mérito de ter se tornado uma rara e inovadora política de Estado, atravessando governos de diferentes espectros ideológicos, e de ter disseminado uma cultura avaliativa, o Saeb agora é pressionado a se movimentar para se adaptar aos novos tempos.

“O Saeb permitiu a construção de uma linha de base para avaliarmos a evolução da educação. Mas, em termos de estrutura, as avaliações mudaram pouco, o que é ruim, se pensarmos o quanto o mundo mudou, a tecnologia avançou, inovações no campo da avaliação surgiram”, avalia o pesquisador Ernesto Faria, diretor do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

Para dar uma dimensão dessa estagnação, basta olhar para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), criado uma década após o Saeb. Desde sua criação, o Pisa não parou de mudar, e introduziu novas matrizes de avaliação, buscou capturar a evolução de competências mais complexas, como a criatividade, ampliou os questionários para conhecer a vida dos alunos, dos professores e dos gestores, e introduziu inovações para provas em larga escala, como questões abertas.

Leia a reportagem completa na revista Educação.