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Contribuições ao Debate - G1 02/12/2022

Aprendizado no ensino médio técnico público supera o de quem cursa o regular, aponta levantamento

Dados do Iede com base no Saeb 2021 mostram que quase 18% saem do curso profissionalizante com conhecimento ideal em matemática, ante 5% de quem conclui o ensino médio regular.

01/12/2022 05h02
Por G1

O aprendizado em matemática e língua portuguesa no ensino médio integrado público, que une o currículo padrão com o técnico, supera o de quem cursa o ensino médio regular também na mesma rede pública, segundo estudo feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, principal termômetro da educação brasileira.

Levantamento realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) mostra que quase 18% dos alunos que cursam o ensino profissionalizante saem com conhecimento considerado adequado em matemática. Entre os que fazem o ensino médio regular, apenas 5% têm aprendizado avaliado como ideal na disciplina.

No caso de língua portuguesa, a situação é um pouco melhor, mas ainda há discrepância: 57% dos estudantes do ensino médio integrado saem com conhecimento adequado na matéria, enquanto no regular, eles representam cerca de 31,3%.

Os dados foram disponibilizados pelo QEdu, um dos maiores portais de dados educacionais abertos do Brasil, que tem o apoio institucional da Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho. Leia a reportagem completa no G1