Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Folha de S. Paulo 04/04/2025

Folha de S.Paulo: Prova barrada mostra menos alunos alfabetizados do que índice divulgado por governo

MEC libera dados após Folha revelar decisão de engavetá-los; dados são de avaliações aplicadas a alunos de 7 e 8 anos

Por Paulo Saldaña e Bruno Lucca

Os dados de alfabetização do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023, que estavam barrados pelo governo, mostram diferenças com relação a outra avaliação, feita por redes estaduais e divulgada com pompa pelo governo Lula (PT) no ano passado.

Enquanto a avaliação já divulgada mostrava que 56% das crianças do 2º ano estavam alfabetizadas em 2023, os dados do Saeb indicam um percentual menor, de 49%.

Isso representa uma tendência de queda com relação a 2019, antes da pandemia, quando o mesmo Saeb indicava que o país tinha 55% das crianças alfabetizadas, segundo critérios de aprendizagem definidos pelo atual governo.

(…)

Ernesto Faria, do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), diz que é positivo finalmente termos a liberação dos dados, para entender o cenário de aprendizagem. Mas segundo ele, “é importante colocar que o papel do Inep está para além da liberação dos dados”, e deve “mostrar por que os resultados do Saeb foram piores” do que os apontados pela outra avaliação, além das discrepâncias nos estados.

“Podem, sim, existir justificativas plausíveis, mas é papel do Inep já trazer análises que apoiem a interpretação e que, sobretudo, mostrem o processo de implementação da nova avaliação passou por rigorosos protocolos de validação”, diz.

Leia a reportagem completa no jornal Folha de S.Paulo.