Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Iede 06/06/2023

Estão abertas as inscrições para a rede Mevi

Estão abertas até o dia 16 de junho as inscrições para a rede de Multiplicadores de Evidências (Mevi), um grupo de pessoas altamente comprometidas com a educação pública brasileira e que querem transformar a realidade do ensino em suas localidades. Criada em 2021 pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o QEdu, a rede Mevi é voltada a gestores e educadores e tem como objetivo disseminar o uso de dados e evidências em Educação.

Acesse aqui o edital e faça sua inscrição

Os participantes da Rede Mevi, os chamados Multiplicadores Mevi, recebem formações online e gratuitas (com certificado!) sobre as principais bases de dados educacionais existentes no Brasil, os indicadores mais utilizados e a melhor maneira de lê-los, além de instruções práticas sobre como os dados podem ser utilizados no dia a dia das escolas e das redes de ensino. Esses treinamentos são baseados, principalmente, nos conteúdos disponíveis no portal QEdu e nas suas plataformas, bem como em estudos realizados pelo Iede.

A intenção é que cada participante compartilhe os novos conhecimentos que terá com o maior número possível de educadores e gestores de sua localidade para ajudá-los a utilizar evidências para as tomadas de decisão.

Quem pode participar? Se você é gestor educacional (secretário de educação, técnico de secretarias, diretor de escola, etc.), tem interesse pela pauta do uso de dados em educação e vontade de contribuir para a melhoria do ensino no País, pode participar da Rede Mevi. Não há restrições em relação à formação acadêmica e tampouco é preciso um conhecimento aprofundado sobre dados.

É preciso apenas ter disponibilidade para participar de reuniões e formações on-line, pelo menos uma vez por mês, pela manhã ou à noite e ter vontade de engajar um grupo de pessoas para o uso de evidências em educação (que podem ser seus colegas de trabalho, por exemplo).

As vagas são limitadas. Acesse aqui o edital, saiba mais e faça sua inscrição.