Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Estadão 16/08/2024

Ideb: o que fizeram os 3 Estados que tiveram os maiores avanços no ensino médio?

BRASÍLIA – Considerados um dos principais gargalos da educação básica, o ensino médio tem sido a prova de fogo para redes estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesta edição, três Estados se destacaram entre os que mais avançaram na etapa em comparação com 2019, antes da pandemia: ParáMato Grosso e Piauí. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC).

Composto por dados de aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa e taxas de aprovação, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. Em comum, esses Estados apostaram em aulas extras de Português e Matemática, foco na recomposição da aprendizagem de conteúdos que não foram suficientemente absorvidos e melhor avaliação dos estudantes.

Além desses três Estados, 13 obtiveram crescimento no Ideb; seis ficaram estagnados. Por outro lado, cinco unidades da federação apresentaram queda ante 2019: São Paulo (-0,1), Rio Grande do Sul (-0,1), Rio de Janeiro (-0,2), Mato Grosso do Sul (-0,3) e Distrito Federal (-0,3) baixaram a nota. Considerando a média brasileira, a rede estadual avançou 0,2 ponto percentual, ficando com Ideb 4,1. Veja reportagem na íntegra no Estadão.

Foto: Seduc/MT